Vá voando para Los Angeles: o Brad está solteiro

Por Jurandir Craveiro (*)

Este é o título brilhante de um anúncio da Norwegian Airlines, depois que o divórcio de Brad Pitt e a Angelina Jolie foi anunciado na terça-feira da semana passada. Para uns, senso aguçado de oportunidade, para outros oportunismo vulgar.

A companhia aérea norueguesa passou a oferecer vôos com desconto de Oslo para Los Angeles, onde mora o ator. E logo em seguida multiplicou seus anúncios por toda a Europa, estendendo a promoção para outras capitais e vertendo o anúncio para outros idiomas.

A segunda peça publicitária traz o título: “Ator. L.A. Recém-solteiro. Procura parceira com o mesmo espírito e BSDH” (BSDH =  Bom Senso De Humor).

Desde quinta-feira a imprensa aproveitou a deixa para estender a conversa sobre a “saga Brangelina”, como tem sido chamado o drama da separação de Angelina e Brad. Vergonhosa exploração do drama alheio, dizem uns. Jogada de marketing sensacional, dizem outros.

Na minha opinião o que vai vender mesmos são os preços com descontos realmente bons. Não tenho dúvida da eficácia do anúncio em atrair a atenção. É o assunto do momento. Também não tenho dúvida de que o humor é inegável e vai botar um sorriso nos lábios da maioria das pessoas. A rapidez e a inteligência da marca em agir rápido talvez sejam valores apreciados por boa parte do público: afinal, o humor se nutre da desgraça alheia em todas as culturas, sem exceções. Muitos dirão que é politicamente incorreto. Outros que é apelação, simplesmente.

O timing foi perfeito: 3 dias depois de anunciado o divórcio da dupla, quando o clamor nas mídias sociais já era intenso, a campanha decolou. Não sem outra pitada de humor, a Norwegian Airlines destribuiu buttons para os funcionários e passageiros em todos os aeroportos:


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.