carta-renataserafim

Texto originalmente publicado no site Jovens Planners (JP), das planejadoras Juliana Matheus e Veronica Merege. Para ler mais coisas e seguir o medium do JP, clique aqui!


Uma carta ao meu Jovem Planner

Por Renata Serafim (*)

Renatinha,

Ainda na faculdade, você vai conseguir o seu primeiro emprego na propaganda, em uma super agência, com contas muito legais. O começo será em Pesquisa de Mídia, uma experiência importante, que vai te ajudar a aprender a ler pesquisas e a transformar números em comportamentos, habilidades de grande utilidade no Planejamento.

E vai ser fundamental, nesse tempo na mídia, a sua vontade natural e legítima de, mais do que entregar o job pedido, entender o que está por trás do pedido, qual a necessidade de fato, e querer contribuir muito mais do que o que pede o briefing.

Esse jeito de olhar o trabalho, de ter vontade de contribuir além do óbvio, e conhecer melhor o problema do cliente para ajudar mais na solução vai te abrir novos espaços, espaços importantes para você se aproximar mais do pessoal do Planejamento, e descobrir a área e o trabalho pelo qual você vai se apaixonar. Caminho que você vai trilhar e transformar em carreira, e que trará você até onde estamos hoje.

Escreva a sua história exatamente como você fez.

Mantenha-se interessada, motivada com os trabalhos de todas as agências por onde você vai passar e, principalmente, consciente de que você pode fazer e entregar mais do que lhe pedem. Você sabe melhor do que ninguém do que você pode ser capaz.

E o começo da jornada profissional não é hora de ser previsível.

É hora de surpreender.

E encantar.

E fazer as pessoas confiarem na sua capacidade de ir além.


(*) Renata Serafim é Head de Planejamento na Talent Marcel.