popcorn

Petiscando conteúdo

Por Jurandir Craveiro (*)

As pessoas hoje preferem petiscar pequenos conteúdos, mais do que cair de boca em um único e grande conteúdo. Todo mundo quer provar um pouquinho disso, um pouquinho daquilo.

Há nacos de conteúdo de todo tipo e para todos os gostos. O desafio de marcas que criam e produzem conteúdo é conquistar o maior quinhão possível do tempo das pessoas.

O conteúdo se expande geometricamente, enquanto o tempo livre das pessoas se contrai cada vez mais. Sem poder ou sem querer digerir conteúdos muito grandes ou demorados, a maioria gosta de borboletear em torno de snacksou pequenas porções de vídeo, foto, texto ou áudio.

Compartilho uma apresentação sobre marcas que entregam conteúdo online, por oposição a só investir em propaganda, em tempos de adblockers (bloqueadores de anúncios). E também sobre visual storytelling ou a força de contar histórias visualmente, através de imagens.

Foi feita pelo Gregory Pouy, que se apresenta como Marketing Artisan in a Digital Age – Digital Strategist, B2B Blogger, Marketing Author, Speaker, Teacher.

Ah, sim, claro, está vendendo o seu peixe digital. Mas há alguns pontos interessantes. Faz referência a algumas plataformas de conteúdo mantidas sem alarde e gritaria por marcas, como a Makeup.com da L’Oreal. Ou como a Nowness, um hub de vídeos de alta qualidade que eu abordei no artigo “Defina Beleza” neste blog, há poucos dias.

Nem desconfiei que a Nowness tinha o grupo francês LVMH por trás, simplesmente o maior conglomerado global de produtos e serviços de luxo, como bebidas (Veuve Clicquot, Moêt & Chandon etc.), moda e artigos de couro (Louis Vuitton, Fendi etc.), perfumes e cosméticos (Kenzo, Givenchy etc.), relógios e jóias (Tag Heuer, Bvlgari, De Beers etc.), varejo seletivo (Sephora etc.) e negócios especiais (como a Nowness).

Só agora descobri que a Nowness, o mais novo (2010) empreendimento do grupo LVMH, é dirigida por um jovem brasileiro, o CEO Daniel Coutinho. Vale a pena ler a sua biografia resumida e o seu job description:

As Nowness is currently the leader in cultural storytelling on the Internet, my main task is to develop the brand’s reputation throughout the world.

E segue abaixo a apresentação do Gregory Pouy.


(*) Jurandir Craveiro é planejador de marca e comunicação. Foi fundador da agência NBS. É presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental, vice-presidente do Grupo de Planejamento (GP) e autor do Blog do Jura.